EM DEFESA DA VIDA E DO DIREITO DE ESTUDAR COM QUALIDADE:
NENHUM(A) ESTUDANTE FICA PARA TRÁS

RESOLUÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A QUARENTENA

O CUIDADO COM A VIDA DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR

As medidas tomadas nas universidades com a suspensão das atividades presenciais são fundamentais e precisam ser mantidas até que tenhamos a garantia sobre o controle da contaminacão. Isso não significa que a universidade tenha que se abster do cumprimendo de sua funcão social.

OS IMPACTOS DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS SOBRE OS ESTUDANTES

Muitos tem na estrutura da universidade o suporte necessário para garantia de necessidades básicas, como o acesso a alimentação através dos Restaurantes Universitários, moradia, assistência médica e psicologica, livros didáticos, computadores, acesso a internet e ambiente adequado de estudo.

O poder público e as universidades precisam buscar implementar planos nacionais e locais de inclusão digital e garantia de e condições adequadas aos estudantes ou a suspensão do calendário acadêmico.

ESTABELECER DISCUSSÕES, ESTUDOS E ACOMPANHAMENTO PERMANENTE

Criacão de Comissões, Fóruns ou Grupos de Trabalho em cada universidade, pela reitoria, em cada campus e em cada instituto faculdade, pelas diretorias, reunindo representações de estudantes da graduacão e pós-graduação, professores e trabalhadores técnico-administrativos de forma paritária.

AULA REMOTA IMPROVISADA NÃO É EAD

Reafirmamos que qualquer uso suplementar ou extraordinário de tecnologias e atividades remotas não pode servir de precedente para aplicacão de um projeto de expansão desregulada do EaD na Educacão Superior com vistas à redução de custos e tendo como consequência a precarizacão do ensino.

OBSERVÂNCIA À DIVERSIDADE REGIONAL E ÀS REALIDADES LOCAIS

Deve haver discussões locais entre as diversas categorias que compõe a comunidade acadêmica para que nenhum estudante ou trabalhador seja prejudicado e para que as nossas universidades e institutos federais não reforcem desigualdades sociais jã existentes.

TRANSIÇÃO PARA ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS E O ENSINO REMOTO

Realização de censo estudantil de acesso digital, condições socioeconômicas, materiais e familiares;
Realização de amplas consultas à comunidade acadêmica sobre as condições de estudo para retomada das aulas;
Flexibilização das regras acadêmica e da grade curricular;
Elaboração de um plano de inclusão;
digital e comuninicação social visando equipamentos que possibilitem garantir acesso à tecnologia aos estudantes que tenham dificuldade.

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